Na Biblioteca Digital você tem acesso a materiais apresentados em ações de capacitação desenvolvidas na Justiça Federal da 4ª Região. 

Não se trata de cursos, e sim de materiais didáticos ou registros em vídeo.

Ajuda com Pesquisar cursos

Este curso é voltado para a ambientação e preparo dos estagiários que ingressam nas Varas Federais e diversos setores da Justiça Federal.

Público-alvo: Estagiários.

 

Resumo: Aqueles que trabalham com pesquisa jurisprudencial, seja para elaboração de novas minutas de votos ou na produção de peças e ajuizamento de novas ações, sabem da atenção que a elaboração de uma ementa exige. Pensando nisso, o Núcleo de Capacitação disponibilizou conteúdos especialmente voltados para o assunto. 

Temas: 

1. Introdução

2. Importância

3. Disposições normativas aplicáveis

4. Conceito

5. Estrutura da Ementa 

6. Características

7. Questões incidentes importantes na elaboração

Conteudistas: Evandro Luís Falcão, Analista Judiciário / Área Judiciária; chefe de gabinete do Juiz Federal convocado Julio Guilherme Berezoski Schattschneider; especialista em Direito Público; ministrou cursos de elaboração de ementas no TRF4 e nas Seções Judiciárias vinculadas.

Público-alvo: Servidores lotados em gabinetes de juízes e desembargadores.

Não se trata de um curso, e sim se conteúdos didáticos disponíveis para consulta.

Acesso: Autoinscrição.

 

A pandemia da Covid-19 produz importantes repercussões psicossociais. Além das incertezas quanto ao alcance da pandemia e do risco de possíveis consequências para nossa saúde e de nossos entes queridos, o isolamento social – medida fundamental para conter o avanço da doença – pode trazer repercussões psíquicas. Medo, ansiedade e preocupação são alguns dos sintomas que o contexto da pandemia pode favorecer e o isolamento social pode exacerbar. Buscando prevenir e enfrentar consequências psíquicas da Covid-19, apresentamos orientações para cuidados com a saúde mental em tempos de isolamento social. O material, em formato de informativo, traz  sugestões em relação a temas como Autocuidado, Trabalho Remoto, Gestão e Fontes de Suporte.

Além desse material de apoio, a DRH/DGEP ressalta que o Setor de Acompanhamento de Pessoas está à disposição dos magistrados, dos gestores e dos servidores para prestar assessoramento e apoio. O contato inicial pode ser realizado através do telefone 3213-3370 e dos Psis das psicólogas Cibele Vargas Machado Moro e Fabiana Zanchett.

Aqui está  disponível o registro do Curso de Pregão Eletrônico, que versou principalmente sobre o Decreto 10.024/2019, o qual alterou a regulamentação dessa modalidade licitatória e entrou em vigor no último dia 28 de outubro. A atividade contou com Rodrigo da Silveira Cardoso, servidor da Universidade Federal do Rio Grande, que tem ampla experiência com a matéria, seja em sua atuação profissional cotidiana, seja ministrando cursos para o Centro de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Farroupilha e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - RS

Conteudista: Rodrigo da Silveira Cardoso

Público-alvo: Servidores de gabinetes tributários de 1º e 2º graus.

Não se trata de um curso, e sim de conteúdos didáticos disponíveis para consulta.

Não se trata de um curso, e sim de conteúdos didáticos disponíveis para consulta.

Acesso: autoinscrição

Produzido por: TRF4