Mobirise

Eu na Cibercultura.

Criamos este espaço para que você tenha acesso ao que está acontecendo no universo de cursos online e compartilhamos alguns critérios que podem te ajudar a escolher melhor as atividades para uma atualização profissional.

free website creation software

Dicas!

para escolher um bom curso EAD

Pesquise instituições reconhecidas

e com avaliações positivas

Pesquisar o histórico da instituição de ensino e sua trajetória oferece um bom filtro para avaliar se os cursos por ela desenvolvidos  atendem aos princípios da educação online. Fique atentx  às avaliações de alunxs e ex-alunxs.

Conheça o projeto do curso

 

Quais são os objetivos? Como são os objetos de aprendizagem? Tem tutoria? Quanto tempo de dedicação? Como são as atividades avaliativas? Prazos?
Perguntas valiosas para selecionar cursos que atendam às suas necessidades.

Defina sua rotina de estudo

 

Ao adotar o ensino online, é possível escolher o horário mais adequado para estudar. Há pessoas que aprendem melhor à noite, enquanto outras preferem estudar pela manhã. Defina horários e frequência das aulas, intensifique estudos quando tiver dúvidas ou assista várias vezes às aulas que precisar.

Vale AQ?

 

Se além de conhecimento, está em busca de um Adicional de Qualificação, é importante verificar se o curso atende os normativos.
Temos uma seção com informações detalhadas na Intra. Acesse

Na dúvida, pergunte à sua agenda

antes de escolher um curso

Etapas anteriores à escolha de um curso, como saber o tempo disponível que temos e planejar uma rotina de estudos, podem evitar estresse desnecessário e facilitar o processo de aprendizagem.

Retenção da informação

Pirâmide da Aprendizagem

Quanto mais nos relacionamos com o conhecimento de forma ativa, um maior número de informações serão assimiladas. Um estilo mais passivo (de escuta, leitura, etc) traria menos resultados do que adotar uma metodologia mais interativa. O que você acha disso?

A seguir

plataformas, cursos e aplicativos
que podem impulsionar seu projeto de estudos!

Mobirise

LÚMINA - Educação para todos UFRGS

É uma plataforma de cursos gratuitos e com certificados emitidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mais de 50 cursos, em 6 categorias, além de podcasts produzidos por professores, alunos e técnicos da UFRGS e trazem assuntos de grande importância para o debate público com convidados especiais, discussões sobre pesquisas realizadas na Universidade e assuntos da atualidade.

Veja alguns cursos selecionados pela nossa equipe:

Moodle em Ação: Atividades e Recursos

Educação em Tempos de Coronavírus

Como produzir vídeos com celulares e tablets

Desconstruindo o racismo na prática

Aula Leve

Termine sua Tese

Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade

Mobirise

Escola Virtual.Gov – EV.G

O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Os programas da EV.G são uma oportunidade para continuar o seu processo de capacitação.

Ao concluir com êxito o conjunto dos cursos que compõem cada um dos programas, você terá acesso à certificação com a carga horária total do programa escolhido.
Fique atento aos critérios para obtenção da certificação na página de cada programa.

Veja alguns cursos selecionados pela nossa equipe:

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR

Mobirise

Gestão Pessoal - Base da Liderança

O curso foi desenvolvido com foco em gestoras e gestores que atuem no setor público e tenham interesse em ferramentas de mentoria para liderança. Qualquer pessoa pode realizar o curso.

Acesse o curso

Mobirise

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário – CEAJud

É uma unidade administrativa do CNJ, vinculada à Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica. Foi criado em abril de 2010, pela Resolução n. 111, com o propósito de coordenar e promover, em conjunto com os tribunais, a educação corporativa dos servidores do Poder Judiciário, a formação de multiplicadores e a qualificação profissional necessária ao aperfeiçoamento dos serviços judiciais e ao alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.

Veja alguns cursos selecionados pela nossa equipe:

3º Ciclo de Cursos Abertos - STF Educa - Junho/2020

Período de Inscrições: 01/06 a 30/06. 
Prazo para Realização: até 31/07.

CURSOS    CARGA HORÁRIA
Atualização Gramatical   27 Horas
Introdução ao Direito Constitucional e ao
Controle de Constitucionalidade 
  19 Horas
Quando nasce um pai: orientações básicas
sobre paternidade responsável
  8 Horas
Imunidades e Isenções Tributárias na
Constituição e no STF
  27 Horas
  Reflexões Sobre a Lei de
ImprobidadeAdministrativa
  19 Horas
  O Emprego da Vírgula em 4 Lições (NOVO)
  20 Horas
  A Lei Anticorrupção e o Processo Administrativo
de Responsabilização:Teoria e Prática (NOVO)
  19 Horas

O CEAJUD torna pública a realização dos cursos abertos para a sociedade. Veja abaixo a relação,carga horária e o programa de cada um:

CURSOS ABERTOS   CARGA HORÁRIA
Gestão da Qualidade
  10 Horas
Metodologia de Análise e Solução de Problemas
  10 Horas
Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário
  35 Horas
Conhecendo o Poder Judiciário e o Papel do CNJ
  5 Horas
Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento
  24 Horas
Comunicação Social, Judiciário, Gênero e Diversidade
  15 Horas
Oficina de Pais e Mães Online
  20 Horas
Mobirise

GNova

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais contemporâneas têm exigido dos governos, mundo afora, respostas a novos desafios e demandas diversificadas da sociedade civil e do setor produtivo, incluindo pressões para que o Estado sirva à população de forma mais eficiente e efetiva. GNova é o laboratório de inovação pioneiro do governo federal brasileiro. 

Publicações

Mobirise

Senado Federal - Escola de Governo

Cursos abertos e sem custo para a comunidade legislativa e os cidadãos.

Acesse o site

Mobirise

Instituto Serzedello Corrêa - Escola Superior do Tribunal de Contas da União

 

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) é a escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU) e tem o propósito de desenvolver pessoas para a construção de uma sociedade cidadã. Para isso, promove a capacitação de profissionais do TCU, servidores públicos de outras instituições e cidadãos. Também atua no apoio ao desenvolvimento de pesquisas, ferramentas e metodologias que auxiliem no aprimoramento do controle externo e da Administração Pública, em consonância com a missão institucional do TCU.
A atuação do Instituto Serzedello Corrêa compreende três grandes pilares, de acordo com a Resolução TCU nº 284 de 2016 e com a Portaria ISC nº 15 de 2019 (Regimento Interno do Instituto):


•  Aprendizagem organizacional     
•  Gestão da informação e do conhecimento
•  Inovação e Cultura 

 

Mobirise

DUOLINGO

Um dos aplicativos de ensino de línguas mais tradicionais, o Duolingo possibilita que você estude mais de quatro línguas ao mesmo tempo. Esse app é ótimo para quem não tem muito tempo livre e utiliza as pequenas pausas do dia a dia para estudar.

Mobirise

COURSERA

Os cursos são ministrados pelos principais instrutores de universidades e empresas de classe mundial. Centenas de cursos gratuitos oferecem acesso a palestras em vídeo sob demanda, exercícios de lição de casa e fóruns de discussão da comunidade. Os cursos pagos fornecem questionários e projetos adicionais, além de um certificado de curso compartilhável após a conclusão.

Mobirise

SCRIBD

Scribd é uma plataforma de compartilhamento de documentos (formatos PDF, PPT, RTF, XLS, ODF, ODG além de arquivos do Word e Texto simples). Os documentos podem ser livros eletrônicos, trabalhos de pesquisa, páginas da web e/ou apresentações de slides.

A plataforma permite um conjunto diversificado de opções de gestão dos documentos partilhados, nomeadamente: 


1.    a criação de colecções de documentos,
2.    visibilidade do documento pública / privada;
3.    conversão do formato de upload noutros formatos de download;
4.    comentários dos visitantes ao documento;
5.    licença de (re)utilização segundo o modelo Creative Commons. 


A conexão do scribd a plataformas como o twitter, facebook, bebo, delicious, wordpress, etc... alarga substancialmente as capacidades de interação e, consequentemente, a visibilidade dos documentos.


 


OBSERVAÇÃO
Os certificados dos cursos dos sites aqui mencionados serão avaliados posteriormente segundo os normativos que regulamentam o Adicional de Qualificação (AQ)